Projeto “Minha maça querida!”
Objetivo: Fazer o jovem estudante
refletir sobre o que está ingerindo. Selecionar mais os alimentos que
consomem, fazer trocas mais saudáveis, e aprender as conseqüências sobre a má
alimentação. “Melhorar a qualidade da alimentação dos adolescentes”.
Não há aqui, nesse trabalho a
pretensão de se substituir as orientações e o acompanhamento de profissionais,
como médicos e nutricionistas, nem tampouco emagrecer alguém, ou provocar
traumas com teorias radicais, e sim apenas levá-los à reflexão.
Justificativa: através da
observação do cotidiano dos adolescentes, nota-se que trocam refeições
importantes por salgadinhos de pacotinhos, alimentos fritos (coxinha, pastel,
batata), “fast food,” macarrão instantâneo, entre outros vilões da boa saúde.
Conteúdos: Leitura e
interpretação de textos, potenciação, porcentagem, proporcionalidade,
tratamento da informação (coleta de dados, tabelas e construção de gráficos)
Início do trabalho:
Como abertura, assistiremos um
trecho do início do filme “Os sem floresta”, onde os animais do filme comentam
como os seres humanos lidam com a comida.
Em seguida, apresentarei uns
slides e conversaremos sobre o tema, o
equilíbrio de uma boa alimentação.
Apresentação de um texto sobre
ingestão de sódio, e a diferença entre sódio e sal. “O SAL DA DIETA” (Drauzio Varella)
Leitura de rótulos:
Apresentar para a classe rótulos
diversos: suco de caixinha, lasanha congelada, salsicha, nuggets, macarrão instantâneo, hambúrguer, temperos em pó, salgadinho e solicitar que
façam cálculos.
- Quanto é o consumo de sódio recomendado pelo Ministério da Saúde?
- Analise e calcule com seu grupo a quantidade de sódio contida nas embalagens apresentadas. Anote o produto.
Texto sobre “Índice de massa copórea”
(IMC)
Calculo do IMC pessoal
Coleta de dados através de uma
pesquisa com as seguintes perguntas:
·
Quantas vezes por semana você consome
refrigerante?
·
Quantas vezes por semana você come doces?
·
Quantas vezes por semana você come a merenda
oferecida na escola?
·
Quantas vezes por semana você come frutas?
·
Quantas vezes por semana você come
verduras/legumes?
Construção de tabelas para
organização dos dados, e gráficos para expor os resultados coletados .
Aula na sala de informática, onde
os alunos acessarão o conteúdo do projeto e a construção dos gráficos estudados
em classe no programa “Excel”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário