Conteúdo: Semelhança de triângulos
Competências: Realizar e compreender
Habilidades: Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos
Estratégias: sobreposição de figuras
Material utilizado:
- Papel cartão colorido;
- Régua;
- Transferidor;
- Tesoura.
As meninas constroem o triângulo ABC com ângulos 60⁰, 40⁰ e 80⁰ respectivamente. Começando pela medida da base AC = 20 cm.
Os meninos constroem o triângulo DBE com ângulos 60⁰, 40⁰ e 80⁰ respectivamente. A medida da base DE = 10 cm.
A construção desses triângulos será feita com a orientação do professor em lousa. Partindo do segmento da base, medindo ângulos e assim sucessivamente.
Depois de construídos, os alunos recortarão os triângulos e formarão duplas com seus colegas de triângulos de tamanhos diferentes. A proposta é que sobreponham os triângulos e percebam que os “cantos” (ângulos) são exatamente iguais, mesmo as medidas dos lados serem diferentes. Nesse momento há intervenção do professor, salientando a proporcionalidade entre os lados, a razão de semelhança, o tipo do triângulo, as paralelas AC e DE e demais conceitos desenvolvidos na realização do exercício proposto, realizado com os alunos anteriormente.
Avaliação: ao final da aula, propor aos alunos que construam dois triângulos diferentes ao do exercício, que sejam semelhantes entre si.
Recuperação: Atividade prática: demonstrar o que Tales fez com duas caixas de alturas diferentes (suco e uma caixinha de achocolatado) e uma luminária de mesa. Mede-se as alturas das caixas e as sombras que elas projetam na mesa com a luz, e pede-se para os alunos calcularem a proporção.
LUCIANA, o plano de aula ficou bom, mas como o conteúdo é semelhança de triângulo deveria ser dito, que existem três tipos de triângulos quanto as medidas de seus lados: o triângulo equilátero tem os três lados de mesma medida, o triângulo isósceles tem dois lados de mesma medida e um lado de medida diferente, o triângulo escaleno tem os três lados de medidas diferente. A recuperação deve ser mudado a estratégia caso alguns alunos não tenham atingido os objetivos, se preciso mudar o tipo de avaliação.
ResponderExcluirCASOS de Semelhança de Triângulos:
ResponderExcluirNão é necessário conhecer todas as condições de semelhança de triângulos para chegar à conclusão de que eles são semelhantes; basta algumas delas
1º) CASO AA (ângulo - ângulo). Dois triângulos são semelhantes se têm dois ângulos correspondentes congruentes.
2º)CASO LAL (lado- ângulo - lado). Dois triângulos são semelhantes se têm dois lados correspondentes proporcionais e o ângulo compreendido entre eles congruente.
3º) CASO LLL (lado - lado - lado). Dois triângulos são semelhantes se têm os lados correspondentes proporcionais.