sexta-feira, 6 de setembro de 2013


Projeto  “Minha maça querida!”

Objetivo: Fazer o jovem estudante refletir sobre o que está ingerindo. Selecionar mais os alimentos que consomem, fazer trocas mais saudáveis, e aprender as conseqüências sobre a má alimentação. “Melhorar a qualidade da alimentação dos adolescentes”.

Não há aqui, nesse trabalho a pretensão de se substituir as orientações e o acompanhamento de profissionais, como médicos e nutricionistas, nem tampouco emagrecer alguém, ou provocar traumas com teorias radicais, e sim apenas levá-los à reflexão.

Justificativa: através da observação do cotidiano dos adolescentes, nota-se que trocam refeições importantes por salgadinhos de pacotinhos, alimentos fritos (coxinha, pastel, batata), “fast food,” macarrão instantâneo, entre outros vilões da boa saúde.

Conteúdos: Leitura e interpretação de textos, potenciação, porcentagem, proporcionalidade, tratamento da informação (coleta de dados, tabelas e construção de gráficos)

Início do trabalho:
Como abertura, assistiremos um trecho do início do filme “Os sem floresta”, onde os animais do filme comentam como os seres humanos lidam com a comida.

Em seguida, apresentarei uns slides e conversaremos sobre o  tema, o equilíbrio de uma boa alimentação.

Apresentação de um texto sobre ingestão de sódio, e a diferença entre sódio e sal.  “O SAL DA DIETA” (Drauzio Varella)

Leitura de rótulos:
Apresentar para a classe rótulos diversos: suco de caixinha, lasanha congelada, salsicha, nuggets, macarrão instantâneo, hambúrguer, temperos em pó, salgadinho e solicitar que façam cálculos.

  • Quanto é o consumo de sódio recomendado pelo Ministério da Saúde?
  • Analise e calcule com seu grupo a quantidade de sódio contida nas embalagens apresentadas. Anote  o produto.
Texto sobre “Índice de massa copórea” (IMC)

Calculo do IMC pessoal

Coleta de dados através de uma pesquisa com as seguintes perguntas:
·         Quantas vezes por semana você consome refrigerante?
·         Quantas vezes por semana você come doces?
·         Quantas vezes por semana você come a merenda oferecida na escola?
·         Quantas vezes por semana você come frutas?
·         Quantas vezes por semana você come verduras/legumes?


Construção de tabelas para organização dos dados, e gráficos para expor os resultados coletados .

Aula na sala de informática, onde os alunos acessarão o conteúdo do projeto e a construção dos gráficos estudados em classe no programa “Excel”.

Texto sobre o Desperdício de alimentos  e a Fome no mundo para a conclusão do trabalho e questionário sobre o tema. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário