Receita de Bolo da laranja com casca:
Bata no liquidificador: 1 laranja (lavada e cortada sem sementes e com a casca), 3 ovos e 3/4 do copo de óleo.
Numa vasilha, misture: 2 copos de trigo, 2 copos de açúcar e 1 colher de fermento químico e a mistura do liquidificador.
Unte a assadeira com margarina e polvilhe açúcar.
Leve ao forno.
Bom apetite!!
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
O Brasil é o quarto produtor mundial de
alimentos (Akatu, 2003), produzindo 25,7% a mais do que necessita para alimentar a
sua população. De toda esta riqueza, grande parte é desperdiçada.
Segundo dados da Embrapa, 2006, 26,3 milhões de
toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino. Desperdiçamos o
equivalente a 39 mil toneladas por dia, quantidade esta
suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três
refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar.
De acordo com o caderno temático “A
nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64%
do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva:
·
20% na colheita;
·
8% no transporte e armazenamento;
·
15% na indústria de processamento;
·
1% no varejo;
·
20% no processamento culinário e hábitos alimentares.
Segundo Instituto Akatu, 2004: Os
números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício.
Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa
brasileira desperdiça, em média, 20% dos alimentos que compra semanalmente, o
que remete a uma perda de US$ 1 bilhão por ano, ou o suficiente para alimentar
500 mil famílias.
Prova deste desperdício financeiro é
ressaltada pela 8ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, em 2007, que
demonstra que os supermercados perderam 4,48% de seu movimento financeiro, em
perecíveis. Além disso, uma estimativa realizada pela Coordenadoria de
Abastecimento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São
Paulo indicara que perdas na cadeia produtiva dos alimentos equivalem a 1,4% do
PIB – Produto Interno Bruto.
1)
Suponha que uma família brasleira gaste em média R$ 300,00
por semana no supermercado. De acordo com o texto, quantos reais essa família
estaria desperdiçando? E no mês todo?
2)
Do produtor brasileiro até nossas mesas, qual(is) o(s)
momento(s) em que mais se desperdiça alimentos?
3) O que podemos fazer para reduzir esse desperdício?
3) O que podemos fazer para reduzir esse desperdício?
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
"Existe um acordo tácito com relação ao fato de que os adultos necessitam da Matemática em suas ações como consumidores, como cidadãos, como pessoas conscientes e autônomas. Todos lidam com números, medidas, formas, operações; todos leem e interpretam textos e gráficos, vivenciam relações de ordem e de equivalência; todos argumentam e tiram conclusões válidas a partir de proposições verdadeiras, fazem inferências plausíveis a partir de informações parciais ou incertas. Em outras palavras, a ninguém é permitido dispensar o conhecimento da Matemática sem abdicar de seu bem mais precioso: a consciência nas ações." (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.29)
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Simetria Matemática
1 x 8 + 1 = 9
12 x 8 + 2 = 98
123 x 8 + 3 = 987
1234 x 8 + 4 = 9876
12345 x 8 + 5 = 98765
123456 x 8 + 6 = 987654
1234567 x 8 + 7 = 9876543
12345678 x 8 + 8 = 98765432
123456789 x 8 + 9 = 987654321
9 x 9 + 7 = 88
98 x 9 + 6 = 888
987 x 9 + 5 = 8888
9876 x 9 + 4 = 88888
98765 x 9 + 3 = 888888
987654 x 9 + 2 = 8888888
9876543 x 9 + 1 = 88888888
98765432 x 9 + 0 = 888888888
1 x 9 + 2 = 11
12 x 9 + 3 = 111
123 x 9 + 4 = 1111
1234 x 9 + 5 = 11111
12345 x 9 + 6 = 111111
123456 x 9 + 7 = 1111111
1234567 x 9 + 8 = 11111111
12345678 x 9 + 9 = 111111111
123456789 x 9 + 10 = 1111111111
1 x 1 = 1
11 x 11 = 121
111 x 111 = 12321
1111 x 1111 = 1234321
11111 x 11111 = 123454321
111111 x 111111 = 12345654321
1111111 x 1111111 = 1234567654321
11111111 x 11111111 = 123456787654321
111111111 x 111111111 = 12345678987654321
11111111 x 11111111 = 123456787654321
111111111 x 111111111 = 12345678987654321
1 = 12
1 + 3 = 22
1 + 3 + 5 = 32
1 + 3 + 5 + 7 = 42
1 + 3 + 5 + 7 + 9 = 52
1 + 3 + 5 + 7 + 9 + 11 = 62
1 + 3 + 5 + 7 + 9 + 11 + 13 = 72
1 + 3 + 5 + 7 + 9 + 11 + 13 + 15 = 82
1 + 3 + 5 + 7 + 9 + 11 + 13 + 15 + 17 = 92
1 + 3 + 5 + 7 + 9 + 11 + 13 + 15 + 17 + 19 = 102
1
1 1
1 2 1
1 3 3 1
1 4 6 4 1
1 5 10 10 5 1
1 6 15 20 15 6 1
1 7 21 35 35 21 7 1
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Muito legal!!!
O nosso cérebro é doido !!!
De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
Sohw de bloa.
35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O!
NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO?
POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O!
POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O!
SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3!
P4R4BÉN5!
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
Um pouco sobre Albert Einstein...
É famosa a foto ao lado. Um dos mais renomados
cientistas do século XX mostrando uma respeitável língua a um fotógrafo, com um
semblante aparentemente nada preocupado com as conseqüências que este ato
certamente acarretaria. Einstein é mais conhecido por sua língua que pela
Teoria da Relatividade ou pela idealização do laser!
Mas estaria este gênio da
ciência realmente ficando louco como cogitavam alguns? Teria ele sido abduzido
e os ET's feito experiências com sua língua, e ele queria nos mostrar que realmente
já fizemos contato?
Na época em que esta foto foi
tirada Einstein estava envolvido nos estudos de energia nuclear. Ele estava
certo quanto à quantidade de energia que poderia ser gerada pela fusão ou
fissão de núcleos atômicos.
Ao contrário do que dizem
alguns, Einstein tinha plena consciência de que havia a intenção de utilizar a
energia nuclear para fins militares, pois era o Ministério da Defesa americano
que arcava com os custos das pesquisas - no então Projeto Manhatan. Ele só não
contava com dois fatos: o primeiro é que viesse a estourar uma Segunda Guerra
Mundial e o segundo é que em algum dia essa energia fosse realmente utilizada
para fins de destruição em massa. Ele também conhecia bem os efeitos da bomba
de urânio.
Einstein enviava freqüentemente
cartas ao presidente Roosevelt informando-o sobre o progresso do projeto e
solicitando recursos humanos ou instrumentais quando necessário. Também
solicitava materiais radioativos e informava o governo sobre seus efeitos.
Porém a primeira bomba atômica
foi lançada sobre o inimigo japonês em 1945, sobre a cidade de Hiroshima. A
partir de então, Einstein passou a considerar o estudo da energia nuclear para
fins militares um dos maiores erros de sua vida.
Sentindo-se culpado, Einstein
enviou uma carta ao presidente solicitando que os ataques nucleares fossem
suspensos imediatamente, visto que seus efeitos eram "maiores do que os
previstos". Mas o Japão estava acuado e a popularidade do presidente
aumentava com a perspectiva do fim da guerra e pela desforra por Pearl
Harbor. Então Einstein chamou a atenção da mídia e do povo americano,
solicitando que a população enviasse cartas ao presidente pedindo o fim dos
ataques nucleares.
Mas a população e a mídia
americana estavam empolgadas com os discursos dos militares sobre o fim da
guerra, e pela forma como os méritos eram atribuídos à nova e poderosa arma
desenvolvida pelo grande cientista Albert Einstein e sua equipe.
A foto foi tirada durante uma
entrevista que Einstein dava à imprensa a fim de divulgar sua campanha contra o
uso da energia nuclear para fins militares. Foi no momento em que ele respondia
à seguinte pergunta de um dos repórteres: "O Presidente dos Estados Unidos
nos oferece a paz em troca do uso da bomba; o que o senhor tem a oferecer à
população americana em troca da paz?". Foi então que Einstein, mostrando a
língua ao repórter e ao fotógrafo, respondeu: "Ofereço minha língua, para
que passem os selos!".
O que é o Índice de Massa Corporal?
O
índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se um adulto está acima
do peso, se está obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável.
A
fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é:
IMC = peso / (altura)2
IMC = peso / (altura)2
Segundo o IMC, quem é considerado acima
do peso e quem é obeso?
Antes de tudo, é preciso salientar que
o Índice de Massa Corporal é apenar um indicador, e não determina de forma
inequívoca se uma pessoa está acima do peso ou obesa.
A Organização Mundial de Saúde usa um
critério simples:
Condição
|
IMC em adultos
|
abaixo do peso
|
abaixo de 18,5
|
no peso normal
|
entre 18,5 e 25
|
acima do peso
|
entre 25 e 30
|
obeso
|
acima de 30
|
A vantagem do sistema da Organização
Mundial de Saúde é que ele é simples, com números redondos e fáceis de
utilizar.
Há outros critérios mais detalhados. Os
resultados da NHANES II survey (National Health and Nutrition Examination
Survey), uma pesquisa realizada nos Estados Unidos entre 1976-1980, indicaram a
adoção dos seguintes critérios:
Condição
|
IMC em Mulheres
|
IMC em Homens
|
abaixo do peso
|
< 19,1
|
< 20,7
|
no peso normal
|
19,1 - 25,8
|
20,7 - 26,4
|
marginalmente acima do peso
|
25,8 - 27,3
|
26,4 - 27,8
|
acima do peso ideal
|
27,3 - 32,3
|
27,8 - 31,1
|
obeso
|
> 32,3
|
> 31,1
|
Quais são os pontos
fracos do IMC?
Há alguns problemas
em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima do peso. Por exemplo,
pessoas musculosas podem tem um Índice de Massa Corporal alto e não serem
gordas. O IMC. também não é aplicável para crianças.
Outro problema é a
influência, ainda não suficientemente estudada, que as diferenças raciais e
étnicas têm sobre o Índice de Massa Corporal. Por exemplo, um grupo de
assessoramento à Organização Mundial de Saúde concluiu que pessoas de origem
asiática poderiam ser consideradas acima do peso com um IMC de apenas 23.
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
CLASSIFICADOS
PARA 2ª FASE DA OBMEP 2013
NIVEL 1
ALUNO
|
PONTOS
|
SÉRIE/ANO
|
Matheus Azevedo Vieira da Silva
|
13
|
6E
|
Isabela Duarte Silva
|
11
|
7B
|
Bruna de Oliveira Nunes
|
11
|
6A
|
Bianca Gomes Peixoto
|
10
|
7E
|
Ingrid Fernandes Barba Barboza
|
10
|
7D
|
Antonia Karine Silva Melo
|
10
|
7B
|
Leonardo Reis Mendes
|
10
|
7B
|
Amanda Jorge de Souza
|
10
|
7B
|
Natalia Vitoria Ferreira Rubim Carvalho
|
10
|
6A
|
Jade Valdeane Cunha da Silva
|
09
|
6A
|
Aislan de Oliveira Souza
|
09
|
6C
|
Laila Taianne Braga Brito
|
09
|
6C
|
Raelita Silva
|
09
|
6C
|
Luiz Henrique Ferraz Meira
|
09
|
6F
|
Adenilson Marques Rodrigues
|
09
|
7A
|
Marcelo Anderson Abreu das Chagas Silva
|
09
|
7A
|
Gabriel Montalvão Pereira
|
09
|
7C
|
Richard V. Dantas
|
09
|
7C
|
Isabela Menezes dos Santos
|
09
|
7D
|
Júlia Stravini Vidal
|
09
|
7E
|
NIVEL 2
ALUNO
|
PONTOS
|
SÉRIE/ANO
|
Fabrício Martins da Cruz
|
10
|
8C
|
Gabriela Avelino da Silva
|
09
|
8ªD
|
Sany Lorrane Silva Souza
|
09
|
8ªD
|
Jonatas Rafael do Nascimento
|
09
|
8ªD
|
Maria Yasmim Soares Viana
|
09
|
8ªF
|
João Paulo Gomes Ferreira
|
09
|
8ªG – RI
|
Wesley Ricardo Strabello
|
08
|
8A
|
Vanessa Ferreira da Silva
|
08
|
8B
|
Franciele Raquel dos Santos
|
08
|
8C
|
Tawan Rodrigues de Oliveira
|
08
|
8C
|
Ana Letícia Calisto Silva
|
08
|
8D
|
Sandro Aparecido Barbosa da Silva Júnior
|
08
|
8E
|
Victor Henrique Ramires Candoletta
|
08
|
8E
|
Aline Santos da Cruz
|
08
|
8E
|
NIVEL 3
ALUNO
|
PONTOS
|
SÉRIE/ANO
|
Aline de Sousa Santos
|
19
|
3C
|
Akycel Gomes da Silva
|
12
|
1A
|
Juliana de Sousa Oliveira
|
11
|
3A
|
Andrey Ricardo Vitoriano
|
10
|
3D
|
Thayna Fernanda Anselmo
|
10
|
2D
|
Adailton Santana Aquino
|
10
|
1B
|
Rafael Jackson da Silva Santos
|
09
|
1A
|
Mayara Cesario Costa
|
09
|
1B
|
Luiz Fernando de Alcantara
|
09
|
1B
|
Jeniffer Gabriele Barbosa Dutra
|
09
|
1F
|
Sabrina Vieira Souza
|
09
|
2A
|
Raphaella Jacetti de Oliveira
|
09
|
2A
|
Gabriel Henrique Miranda Marques
|
09
|
2B
|
Daniel de Melo Cavassani
|
09
|
2B
|
Rafaela de Oliveira Alcantara
|
09
|
2E
|
Rafael Henrique Salles
|
09
|
3A
|
Lucas Rodrigues dos Santos
|
09
|
3A
|
Lucas Augusto Magalhães
|
09
|
3A
|
Jefferson Antonio Dias Santos
|
09
|
3A
|
Emerson Santos de Morais
|
09
|
3B
|
Micheli da Silva Santos
|
09
|
3B
|
Caio Felipe Goes da Silva
|
09
|
3C
|