Caros amigos, chegamos ao fim de uma etapa: terminamos o curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino"
É com satisfação que participei, adquirindo novos conhecimentos e desenvolvendo algumas habilidades.
No momento não continuarei alimentando esse blog, mais tarde, pretendo fazer dele um instrumento de comunicação entre mim e os alunos.
Até breve!!
Prof. Luciana da Glória Omísolo Martins
domingo, 23 de junho de 2013
terça-feira, 18 de junho de 2013
Medindo objetos através da semelhança de triâgulos
Para melhor aprendizagem dos alunos, proponho a utilização do site:
http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/medindo_objetos/index2.html
Ele permite a realização de atividades, como:
- Calcular a altura de prédios, na cidade, por meio de triângulos semelhantes, através da sombra projetada pelo sol no prédio:
- Calcular a altura das pirâmides do Egito, por meio da sombra projetada e dos objetos selecionados:
- Calcular a altura de uma árvore a ser usada para atravessar o rio, através da comparação de medidas da sombra de objetos encontrados no campo:
São atividades em que podemos usar a Sala do Acessa Escola, utilizando-se dos recursos tecnológicos, como os computadores disponíveis na escola e da internet. Os alunos precisam percorrer os passos solicitados no site. O recurso visual é bastante motivador.
Os alunos se interessam bastante pela aula e aprendem com eficácia.
http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/medindo_objetos/index2.html
Ele permite a realização de atividades, como:
- Calcular a altura de prédios, na cidade, por meio de triângulos semelhantes, através da sombra projetada pelo sol no prédio:
- Calcular a altura das pirâmides do Egito, por meio da sombra projetada e dos objetos selecionados:
- Calcular a altura de uma árvore a ser usada para atravessar o rio, através da comparação de medidas da sombra de objetos encontrados no campo:
São atividades em que podemos usar a Sala do Acessa Escola, utilizando-se dos recursos tecnológicos, como os computadores disponíveis na escola e da internet. Os alunos precisam percorrer os passos solicitados no site. O recurso visual é bastante motivador.
Os alunos se interessam bastante pela aula e aprendem com eficácia.
domingo, 16 de junho de 2013
Um pouco de
história
Cerca de seiscentos anos antes de Cristo, no Egito, foi que se teve a
primeira aplicação da Semelhança de Triângulos. A pedido de um mensageiro do
faraó, Tales de Mileto - considerado um dos sete sábios da antiguidade clássica
– calculou a altura da pirâmide de Quéops. Para desenvolver tal cálculo, Tales
fincou uma vara verticalmente no chão e aguardou até o momento em que a sombra
e a própria vara tivessem a mesma medida. Quando o esperado ocorreu, Tales
disse “Vá, mede depressa a sombra: o seu comprimento é igual à altura da
pirâmide”.
Para se obter o valor exato da altura da pirâmide, Tales deveria ainda ter
pedido que se somasse metade do lado da base da pirâmide à sombra da mesma, uma
vez que, tendo uma base larga, uma parte da sombra da pirâmide não estava ao
chão.
Tales imaginou os dois triângulos imaginários demonstrados abaixo para efetuar seu cálculo.
Tales imaginou os dois triângulos imaginários demonstrados abaixo para efetuar seu cálculo.
(retos)
(ângulos de inclinação dos raios solares)
A conclusão que se chega é que os triângulos são semelhantes pelo caso AA.
ΔABC~ΔRST
Então, para achar o valor da altura da pirâmide, fez-se a seguinte proporção: .
Com esse feito matemático, Tales ganhou grande apreciação em sua época e ainda
hoje, pelo mesmo motivo somado a outras tantas contribuições, Tales é
considerado um dos grandes nomes da matemática.
PLANO DE AULA:
Conteúdo: Semelhança de triângulos
Competências: Realizar e compreender
Habilidades: Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos
Estratégias: sobreposição de figuras
Material utilizado:
As meninas constroem o triângulo ABC com ângulos 60⁰, 40⁰ e 80⁰ respectivamente. Começando pela medida da base AC = 20 cm.
Os meninos constroem o triângulo DBE com ângulos 60⁰, 40⁰ e 80⁰ respectivamente. A medida da base DE = 10 cm.
A construção desses triângulos será feita com a orientação do professor em lousa. Partindo do segmento da base, medindo ângulos e assim sucessivamente.
Depois de construídos, os alunos recortarão os triângulos e formarão duplas com seus colegas de triângulos de tamanhos diferentes. A proposta é que sobreponham os triângulos e percebam que os “cantos” (ângulos) são exatamente iguais, mesmo as medidas dos lados serem diferentes. Nesse momento há intervenção do professor, salientando a proporcionalidade entre os lados, a razão de semelhança, o tipo do triângulo, as paralelas AC e DE e demais conceitos desenvolvidos na realização do exercício proposto, realizado com os alunos anteriormente.
Avaliação: ao final da aula, propor aos alunos que construam dois triângulos diferentes ao do exercício, que sejam semelhantes entre si.
Recuperação: Atividade prática: demonstrar o que Tales fez com duas caixas de alturas diferentes (suco e uma caixinha de achocolatado) e uma luminária de mesa. Mede-se as alturas das caixas e as sombras que elas projetam na mesa com a luz, e pede-se para os alunos calcularem a proporção.
Conteúdo: Semelhança de triângulos
Competências: Realizar e compreender
Habilidades: Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos
Estratégias: sobreposição de figuras
Material utilizado:
- Papel cartão colorido;
- Régua;
- Transferidor;
- Tesoura.
As meninas constroem o triângulo ABC com ângulos 60⁰, 40⁰ e 80⁰ respectivamente. Começando pela medida da base AC = 20 cm.
Os meninos constroem o triângulo DBE com ângulos 60⁰, 40⁰ e 80⁰ respectivamente. A medida da base DE = 10 cm.
A construção desses triângulos será feita com a orientação do professor em lousa. Partindo do segmento da base, medindo ângulos e assim sucessivamente.
Depois de construídos, os alunos recortarão os triângulos e formarão duplas com seus colegas de triângulos de tamanhos diferentes. A proposta é que sobreponham os triângulos e percebam que os “cantos” (ângulos) são exatamente iguais, mesmo as medidas dos lados serem diferentes. Nesse momento há intervenção do professor, salientando a proporcionalidade entre os lados, a razão de semelhança, o tipo do triângulo, as paralelas AC e DE e demais conceitos desenvolvidos na realização do exercício proposto, realizado com os alunos anteriormente.
Avaliação: ao final da aula, propor aos alunos que construam dois triângulos diferentes ao do exercício, que sejam semelhantes entre si.
Recuperação: Atividade prática: demonstrar o que Tales fez com duas caixas de alturas diferentes (suco e uma caixinha de achocolatado) e uma luminária de mesa. Mede-se as alturas das caixas e as sombras que elas projetam na mesa com a luz, e pede-se para os alunos calcularem a proporção.
sábado, 15 de junho de 2013
domingo, 9 de junho de 2013
Perfil
Sou professor da disciplina de matemática na Rede Estadual há 28 anos e a experiência em participar do Curso Melhor Ensino Melhor Gestão tem representado crescimento profissional importante.
Trabalhei por muito tempo no com alunos do período noturno, princialmente a Educação e Jovens e Adultos.
Atualmente trabalho com classes do 6º ano do Ensino Fundamenta, no período da tarde.
Sempre aprendendo!!!!
José Umberto
Trabalhei por muito tempo no com alunos do período noturno, princialmente a Educação e Jovens e Adultos.
Atualmente trabalho com classes do 6º ano do Ensino Fundamenta, no período da tarde.
Sempre aprendendo!!!!
José Umberto
sábado, 8 de junho de 2013
Aula de matemática
Pra que dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Por uma fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram desaparece a fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
Pra finalizar, vamos recordar
Essa é a letra de uma música linda de Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) e Marino Pinto.
Ouçam, se puderem, fica ainda mais encantador!!
Pra que dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Por uma fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram desaparece a fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
Pra finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto dois corações a se integrar?
Se desesperadamente,incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto dois corações a se integrar?
Se desesperadamente,incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.
Essa é a letra de uma música linda de Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) e Marino Pinto.
Ouçam, se puderem, fica ainda mais encantador!!
sexta-feira, 7 de junho de 2013
Perfil
Sou professor de Matemática da rede pública e privada do Estado de São Paulo. Atualmente tenho turmas desde o 5º ano do ensino fundamental I até o 2º ano do ensino médio. Gosto bastante de matemática, de tecnologia e de fotografia. Sou casado tenho dois filhos, minha familia é minha paixão!
quinta-feira, 6 de junho de 2013
A origem dos números
Para saber um pouco mais sobre a origem dos números, acesse o site:
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm
(Adaptado de Malba Tahan, O homem que calculava – Conquista, Rio, 1965)
Este é o sistema binário, base de funcionamento dos computadores. Bit é a menor informação, correspondendo ao conteúdo de uma caixa, qualquer delas; byte é a informação (número) obtida com uma ou mais caixas escolhidas dentre essas oito. O sistema de oito bits (ou oito caixas, conforme a descrição) permite computar de 0 até 255. Os dez algarismos do sistema decimal ocupam apenas dez possibilidades, e as 245 restantes são usadas pelos programadores para corresponder a letras, sinais gráficos, comandos, etc.
O PROBLEMA DAS OITO CAIXAS - Malba Tahan
Um pouco sobre o gênio da Matemática Malba Tahan
A nota de cem reais - Livro Matemática divertida
e curiosa ( Malba Tahan)
Um indivíduo entrou numa sapataria e comprou um
par de
sapatos por R$ 60,00, entregando, em pagamento,
uma nota de R$ 100,00.
O sapateiro, que no
momento não dispunha de troco, mandou
que um de seus empregados fosse trocar a nota numa
confeitaria
próxima. Recebido o dinheiro, deu ao freguês o
troco e
o par de sapatos que havia sido adquirido.
Momentos depois, surgiu o dono da confeitaria exigindo a
devolução do seu dinheiro: a nota era falsa! E o
sapateiro viu-se
forçado a devolver os cem reais que havia recebido.
Surge, afinal, uma dúvida: qual foi o prejuízo que
o sapateiro
teve nesse complicado negócio?
Momentos depois, surgiu o dono da confeitaria exigindo a
devolução do seu dinheiro: a nota era falsa! E o sapateiro viu-se
forçado a devolver os cem reais que havia recebido.
devolução do seu dinheiro: a nota era falsa! E o sapateiro viu-se
forçado a devolver os cem reais que havia recebido.
Surge, afinal, uma dúvida: qual foi o prejuízo que
o sapateiro
teve nesse complicado negócio?
teve nesse complicado negócio?
quarta-feira, 5 de junho de 2013
terça-feira, 4 de junho de 2013
Meu perfil de cursista no programa: "Melhor Gestão, Melhor Ensino"
Atualmente, leciono para turmas de 7º
anos no período da tarde, na Escola Odilon. Sou casada, mãe de um menino de 6
anos. Moro em Louveira desde quando nasci, já trabalhei em empresa, na área de
contabilidade, mas minha vontade lecionar, me fez largar e seguir essa
profissão. Formei-me em 2000, mas me dedico exclusivamente desde 2005, sempre
tentando me aperfeiçoar. Tenho uma pós-graduação e duas Teias do Saber. Também
fiz em 2009 a Rede aprende com a Rede, que foi minha primeira experiência
on line e em 2011 "Currículo e prática docente" cujo curso foi muito
relevante pra minha prática pedagógica.
Uma
adolescente poeta...
Minha primeira experiência concreta
com a escrita foi na 8º série, quando eu era a aluna. A escola promoveu um
sarau de poesias e as melhores seriam premiadas. Escrevi, sem muita pretensão e
fui classificada. No dia da apresentação, a li com muita desenvoltura e
entonações que eu tinha em meu ser, de apenas 14 anos de idade. Trouxe naquele
momento, a experiência literária que tinha vivido em meu quarto. Por ser uma
adolescente tímida, eu lia muito e não saía de casa.
Fui
premiada em 1º lugar!!! Fiquei satisfeita e empolgada, me julgando então a
poetisa!!! Comecei a escrever e a datilografá-las em seguida, recurso
disponível na época para uma pequena escritora. Organizei-as em pasta e lá
ficaram, no fundo do armário até os dias de hoje...
Talvez a poetisa tenha adormecido,
pois não pode haver acontecido o desencantamento pela vida,pois isso também faz
o poeta escrever, nem amores vividos e perdidos. Sentimentos existem o que
faltam são palavras...
domingo, 2 de junho de 2013
Apresentação
Este blog foi criado como parte de um trabalho que estamos realizando em grupo num curso para professores da rede pública do Estado de São Paulo. O programa de formação é “Melhor Gestão, Melhor Ensino”, que envolvem educadores e gestores. Essa oportunidade de formação continuada oferecida aos professores, teve início no mês de maio com quatro encontros presenciais e agora, apresenta continuidade à distância.
Este blog foi criado como parte de um trabalho que estamos realizando em grupo num curso para professores da rede pública do Estado de São Paulo. O programa de formação é “Melhor Gestão, Melhor Ensino”, que envolvem educadores e gestores. Essa oportunidade de formação continuada oferecida aos professores, teve início no mês de maio com quatro encontros presenciais e agora, apresenta continuidade à distância.
Esse espaço conterá
depoimentos sobre leitura e escrita. Trabalhos, desafios entre outras
atividades que envolvem a matemática, com o intuito de promovê-la e
apresentá-la de forma agradável e prazerosa.