terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Arte dos alunos:

 Depois de ler, estudar, responder às questões propostas, entrar em contato com "termos" financeiros e fazer reflexões sobre o tema...

Alana

Magali






FINALIZANDO:

 


Professora Luciana Omísolo

CULMINÂNCIA DO PROJETO DE ELETIVAS

E.E. PROF. JOAQUIM ANTÔNIO LADEIRA

2020

Turma: 9º ano C


FONTE:

 Para o desenvolvimento desse projeto:

RECURSOS DIDÁTICOS: 

Livros: “Educação Financeira nas Escolas” (CONEF) – 3 blocos

Sites, Slides, vídeos,  filmes, videoaulas, textos, formulário google.



Referências:

https://dicasbancarias.com.br/diferenca-entre-conta-corrente-e-poupanca/

https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/caderno_cidadania_financeira.pdf

https://blog.magnetis.com.br/tipos-de-emprestimos/

http://www.meubolsoemdia.com.br/Materias/tudo-sobre-saques-e-depositos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Extrato_(conta_banc%C3%A1ria)

https://www.vidaedinheiro.gov.br/


A BALANÇA DOS GANHOS E DOS GASTOS!!

     Para ter uma vida financeira "saudável", é necessário equilibrar a balança. Saber com clareza seus ganhos e seus gastos. Se possível, gastar menos do que ganha, e fazer uma reserva de emergência, ou até mesmo para realizar um sonho ou a viagem tanto desejada... Fazer um orçamento doméstico, e anotar numa tabela ou num caderno todas as despesas, pode contribuir para o melhor controle financeiro. Envolva todos da família nesse processo e veja como cada um pode contribuir nesse controle e planejamento.



Iniciando no mundo das finanças...

     Todo indivíduo deve aprender desde cedo a "lidar" com o dinheiro. Fazer seu controle de ganhos e gastos, e fazer pequenos trabalhos para conquistar seu dinheiro extra. Isso desenvolve um adulto mais consciente e até empreendedor. A mesada é um costume que alguns pais adquirem para educar seus filhos financeiramente. Mas uma boa conversa, e não comprar tudo o que pede e na hora que pede, pode também ajudar os pais a ensinarem seus filhos a administrar melhor seu dinheiro.



APRENDER E SE DIVERTIR!!

 

Indicação de filmes:

Até que a sorte nos separe

Tino é um pai de família que tem sua rotina transformada ao ganhar na loteria. Em dez anos, o fanfarrão e sua mulher Jane gastam todo o dinheiro com uma vida de ostentação. Ao descobrir que está falido, ele é obrigado a aceitar a ajuda de Amauri, seu vizinho, um consultor financeiro nada divertido e extremamente econômico. Quando Jane engravida do terceiro filho, Tino faz de tudo para esconder da esposa que estão na lona, pois a recomendação médica é que a grávida evite fortes emoções.

 

À procura de felicidade

Inspirado numa história real trata de um homem pobre e desempregado (interpretado por Will Smith), com garra para perseguir o sonho que é trabalhar no mercado financeiro. (EUA, 2006). Chris enfrenta sérios problemas financeiros e sua esposa, decide partir. Ele agora é pai solteiro e precisa cuidar de seu filho de 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, mas só consegue um estágio não remunerado. Seus problemas financeiros não podem esperar uma promoção e eles acabam despejados. Chris mantém a esperança de que dias melhores virão.

 

HABILIDADES

 

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: 

·         EF04MA13 Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas, dominando estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e/ou da calculadora.

·         EF04MA25 Resolver e elaborar situações- -problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável. 

·         EF04MA28 Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

·         EF05MA06 Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

·         EF06MA13 Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

·         EF07MA02 Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagem, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora no contexto de educação financeira, entre outros.

·         EF09MA05 Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.

·         EF15LP01 Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.

·         EF04LP24 Identificar e manter, em relatórios de observação e pesquisa, as características da estrutura composicional de tabelas, diagramas e gráficos, como forma de apresentação de dados e informações.

·         EM13MAT104 Interpretar taxas e índices de natureza socioeconômica, tais como índice de desenvolvimento humano, taxas de inflação, entre outros, investigando os processos de cálculo desses números.

·         EM13MAT303 Resolver e elaborar problemas envolvendo porcentagens em diversos contextos e sobre juros compostos, destacando o crescimento exponencial.

COMPETÊNCIAS QUE DESENVOLVEMOS $$$$


 

Página 18 do Livro, Educação Financeira nas Escolas – Ensino Fundamental 1º ed., 2014

BASE CURRICULAR

 



A partir do Quadro acima foi criado o Decágono de Competências – o principal instrumento para se manter o compromisso com a aprendizagem do aluno – que ilustra as múltiplas relações das competências entre si.


CONCEITO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA $$$$$ 💰

Conceito de Educação Financeira

 

O conceito de Educação Financeira é um processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos

financeiros, a ser desenvolvido por meio de três vertentes – Informação, Formação e Orientação.

Por se tratar de crianças e adolescentes muito jovens é necessário dar-se maior ênfase à formação do que à informação.

Por Informação entende-se o provimento de fatos, dados e conhecimentos específicos para permitir boas escolhas financeiras e para compreender as consequências de tais escolhas.

A vertente Formação do processo refere-se, no caso de alunos do Ensino Fundamental, ao desenvolvimento dos valores e das competências necessárias para entender termos e conceitos financeiros elementares por meio de ações educativas que preparem as crianças para empreender projetos individuais e sociais. Informações podem ser inúteis se não estiverem acompanhadas de ferramentas mentais que permitam operá-las, isto é, selecionar e aplicar as que são apropriadas para uma determinada situação. Da mesma forma, valores como transparência, cooperação, respeito e responsabilidade precisam ser aplicados às informações desde a tenra idade para que o uso destas seja sempre ético. A Educação Financeira tem como principal propósito ser um dos componentes dessa formação para a cidadania.



Teste dos 3 "SIM!"!

Na hora de fazer uma compra, faça o teste dos 3 "sim":

1) PRECISO?

2) TENHO DINHEIRO?

3) TEM QUE SER HOJE?



Dinheiro traz felicidade??

 

REFLEXÔES:





Por que entender de Finanças?

 

Foi abordado assuntos como: poupança, contas bancárias (saques, depósitos, extratos...), empréstimos, receitas, despesas, planejamento, consumo consciente, orçamento doméstico, consumidores, direitos dos consumidores, nota fiscal, práticas abusivas, venda casada, taxa de câmbio...


Para gastar, é necessário "pensar"!!

 

REFLEXÕES:



OBJETIVOS: Oferecer ferramentas para planejar sua vida financeira, de modo a alcançar seus objetivos, passando por um processo de construção de estar no mundo de modo sócio e ambientalmente responsável.

CULMINÂNCIA DO PROJETO DE ELETIVAS

 

Apontamento: Alunos e cidadãos financeiramente educados, podem tornar-se autônomos em relação a suas finanças e menos expostos a dívidas descontroladas, gastos impulsivos, fraudes e situações que prejudiquem sua própria qualidade de vida. Reconhecendo a importância da matemática financeira na vida cotidiana, compreendendo melhor as informações para tomada de decisões. 


JUSTIFICATIVA: A Educação financeira é considerada uma poderosa ferramenta, que permite a análise de problemas, tais como: de investimento simples, a aquisição de um produto qualquer (de uso imediato ou a longo prazo), cálculos de taxa de juros, verificar o conteúdo implícito de propagandas que oferecem diversas vantagens, planejamento financeiro e consumo desenfreado. 


CULMINÂNCIA DO PROJETO DE ELETIVAS

 

CULMINÂNCIA DO PROJETO DE ELETIVAS

E.E. PROF. JOAQUIM ANTÔNIO LADEIRA

2020

Turma: 9º ano C


Apresentação ao aluno:

Nesse semestre  vamos tratar de Educação financeira. Iremos fazer reflexões de nossas relações com o dinheiro e como podemos melhor administrá-lo.

Esse projeto não tem a pretensão de mudar suas concepções do dinheiro e sim instruí-lo para melhor tomada de decisões.